Data de publicação: 13 de julho de 2023
Fotos: Jordana Fioravanti/PMA
Após dois dias de exposição e avaliação das pesquisas, os premiados receberão suas medalhas
Cerca de 75 crianças, junto de 25 professores orientadores se envolveram nas Feiras Científicas Escolares e apresentaram as pesquisas selecionadas na Feira de Ciências, Tecnologias e Inovações Municipal de Araricá (Feictim) nos últimos dias 11 e 12. Nesta sexta-feira (14) ocorre a premiação, que garante medalha aos três primeiros colocados e certificado para todos os participantes. Será a partir das 9h, no Galpão Nativo.
Foram 25 trabalhos expostos. Desde o jardim até o nono ano, todos tiveram espaço. A coordenadora pedagógica do ensino fundamental e idealizadora do projeto, Daniela Zaltran explica que as feiras tiveram 24 avaliadores, de municípios vizinhos e sem ligação com as escolas. “As feiras internas de cada escola funcionam como classificatória para a municipal”, detalha.
São quatro categorias:
1 – Educação Infantil (jardim e pré-escola): com cinco classificados
2 – 1° ao 3° ano: com seis classificados
3 – 4° ao 6° ano: com oito classificados
4 – 7° ao 9° anos: com seis classificados
O prefeito Flávio Foss conta que este é um projeto que visa aproximar as crianças da linguagem de pesquisa. “É um projeto que implantamos em 2018. Tínhamos mostras de ciências, mas não a feira científica que traz toda a linguagem de pesquisa e modelo acadêmico para familiarizar as crianças. Vemos também como um impulsionador para que os alunos se sintam encorajados a buscar o ensino superior”, disse.
Araricá na Mostratec e na Moscling
Duas pesquisas da educação infantil estão classificadas para a Mostratec, além de outras duas das demais categorias. “Esta é a maior feira científica da América Latina, que junto das classificações para a Moscling mostram a evolução da nossa feira municipal”, aponta a secretária de Educação Édina Vanessa de Oliveira.
Neste ano o Município também firmou parceria com a unidade da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) no litoral e conta com cinco trabalhos selecionados para a Moscling (Mostra Científica do Litoral Norte Gaúcho) em Tramandaí; sendo um da educação infantil e outros quatro das outras categorias.