Instituída pela Lei Municipal nº 1.645, de 26 de abril de 2022, a Semana Municipal do Artesanato de Araricá integra o Calendário Oficial de Eventos do Município e é realizada anualmente entre os dias 19 e 26 de março, tendo como marco o Dia Municipal do Artesão, celebrado em 19 de março.
O evento tem como propósito valorizar os artesãos de Araricá, reconhecer o artesanato como importante manifestação da cultura popular e incentivar a produção, divulgação e comercialização dos trabalhos artesanais desenvolvidos no município.
A iniciativa promove a aproximação entre artesãos, comunidade e visitantes, proporcionando a oportunidade de conhecer a criatividade, as técnicas e a identidade cultural presentes nas peças produzidas localmente, fortalecendo o turismo, a economia criativa e a valorização dos talentos de Araricá.
Durante a programação, podem ser realizadas feiras, exposições, oficinas, demonstrações de técnicas artesanais e outras atividades voltadas à promoção e valorização do artesanato municipal.